Faça um tour pelos rituais de bem-estar do mundo sem sair da França

26 de Fevereiro de 2020

O spa, entre o Oriente e o Ocidente

Quando o universo dos banhos árabes encontra influências nórdicas

Instituição centenária no Magreb e no Oriente Médio, o hammam, também conhecido como banho árabe, está se reinventando na maioria dos spas do mundo atual. Tradicionalmente, este primo das antigas termas é um lugar para relaxar e socializar. Do Marrocos à Turquia, era costume ir ao hammam com amigos para uma massagem ou esfoliação usando sabonetes de óleo de oliva, como o famoso sabão de Aleppo.

Inspirado no universo dos banhos árabes, Le Domaine des Vanneaux é um refúgio contemporâneo na verdejante Isle-Adam. Descubra um ritual relaxante com massagem oriental e esfoliação com sabão Beldi preto.

Na Finlândia, também se acredita que a eliminação de toxinas pela transpiração ajuda na limpeza profunda da pele. Os finlandeses têm o hábito revigorante de rolar na neve depois de um tempo no calor da sauna. Outro ritual nórdico é a massagem sueca, com cinco tipos de movimento para descontrair e tonificar os músculos: toque suave, amassamento, fricção, tapotagem e vibração.

Para prolongar o relaxamento, existem vários outros tratamentos inspirados em antigas filosofias de bem-estar.

Américas: raízes xamânicas e novas abordagens

Mesclando várias influências, a diversidade do Novo Mundo se reflete em seus rituais.

Curandeiros nativos americanos usam pedras vulcânicas aquecidas e as aplicam cuidadosamente sobre o corpo para aliviar a tensão, enquanto a massagem profunda criada nos Estados Unidos é uma espécie de massagem sueca mais intensa.

Por sua vez, a massagem californiana explora a memória corporal com movimentos lentos e fluidos que liberam emoções. Uma filosofia típica da década de 1970, quando o Ocidente redescobriu as tradições asiáticas e sua abordagem holística ao bem-estar físico e espiritual. Experimente esses rituais maravilhosamente relaxantes em um lugar mágico e atemporal, o NUXE Spa do Balthazar Hotel & Spa em Rennes.

Ásia: a (re)descoberta de uma sabedoria ancestral

Ayurveda, acupuntura e shiatsu inspiram diversos tratamentos

Com raízes na Índia antiga, a medicina ayurvédica inspira-se principalmente na harmonia dos doshas Vata, Pitta e Kapha, três energias básicas reequilibradas pelas propriedades curativas de ervas, especiarias e metais.

Para a antiga civilização chinesa, o mundo era formado por cinco elementos fundamentais: madeira, fogo, terra, metal e água, que a acupuntura associa respectivamente ao fígado, coração, baço, pulmões e rins. Ao estimular os pontos do corpo que correspondem a esses órgãos, os tratamentos melhoram a circulação das energias vitais.

A ideia de energia também é a base do shiatsu japonês, que significa literalmente "pressão dos dedos". Com essa terapia, as mãos, especialmente os polegares, estimulam e reequilibram o fluxo de energia do corpo, com excelentes resultados para alívio do estresse ou dores musculares.

Em local privilegiado na Baía de Sables d'Olonne, o hotel Côte Ouest Thalasso & Spa convida você a desfrutar de rituais de diferentes lugares do mundo, como massagens Kansu nos pés, de inspiração ayurvédica; massagens indígenas com pedras quentes e tratamentos de shiatsu combinados com aromaterapia. Alguns dos tratamentos, especialmente a Hydration des Lagons, usam os poderes curativos da água e dos minerais dos mares tropicais. Também proveniente da Polinésia, a massagem com flores de tiaré (ou gardênia do Taiti) é um banquete para os sentidos. Outro tratamento especial é o Escale Madagascar, que combina massagem e esfoliação com sementes de frutas e especiarias da ilha.

O estilo de vida nessa ilha é sempre fascinante. Ao mesmo tempo aberto e isolado, ponto de encontro e de refúgio, esse raro ambiente insular compartilha o oceano com vários continentes e constitui um dos pontos altos em nossa viagem de bem-estar pelo mundo.

Doçura das Ilhas Maurício na Normandia, tradições balinesas em Lyon

Ilhas exóticas inspiram os rituais exclusivos do Grand Hôtel Cabourg e do Carlton Lyon

O escritor Marcel Proust era hóspede frequente do Grand Hôtel Cabourg, com vista para o Canal da Mancha, onde os aromas de mel, baunilha e castanhas se misturam hoje em esfoliações com açúcares das Ilhas Maurício.

Em Lyon, a lendária marca Carlton e os cosméticos Codage Paris convidam você a rejuvenescer com um ritual balinês que combina massagem calmante e alongamentos suaves.

Relaxante ou revitalizante, para descanso ou saúde, bem-estar ou beleza: a riqueza dos rituais comprova a diversidade das culturas que os imaginaram. Qual será seu próximo destino de bem-estar?